16/07/2009

Twitter: o que fazer para não pagar mico no planetinha azul


De uns meses pra cá, a invasão das celebridades e sub-celebridades no Twitter é algo assustador. E com a chegada dos famosos é inevitável a chegada de fãs alvoroçados querendo um reply do seu ídolo.
O twitter pode ser um canal de comunicação útil entre famosos e fãs. A possibilidade do 'famoso' responder um fã no twitter é maior do que responder um email por exemplo.

O que acontece é que muitas das 'celebridades' e dos fãs que vieram na cola deles, aderiram ao Twitter estão lá só para entrar na modinha. Alguns, sequer procuraram saber como funciona a ferramenta e não gastaram tempo observando o seu funcionamento. Ai surgem algumas pérolas como postar número de telefone para quase 20.000 seguidores, perguntar como adiciona, como posta foto, e por ai vai. Lembre-se: Twitter não é Orkut.


Mas o que fazer para não pagar mico no planetinha azul?

1º - Conheça o Twitter, aprenda como funciona e como usá-lo.

Timeline - é a linha do tempo do twitter, os seus updates. Quando você escreve seus 140 caracteres e clica em update, esta postagem vai para o seu timeline que é visualizado cada vez que alguém clica no seu profile do twitter. Qualquer pessoa pode ver seus updates, quer ela te siga ou não. A não ser que você os proteja.

Followers - são os seus seguidores. São os usuários que receberão o seu update toda vez que você postar algo. Se você tem 15.000 seguidores e fizer um update com seu número de telefone ou falando algo que não devia, essas 15.000 pessoas vão ficar sabendo e muito provavelmente vão repassar o que você tuitou, isto é te retuitarão. Ai não adianta apagar, pois como já disse @marcelotas "Twitter é o Scrap que voa". Tuitou já era. Alguém já viu, já retuitou. Senta e chora

Following - são as pessoas que você segue. Se você segue uma pessoa e ela também te segue, vocês conseguem trocar mensagens diretas que são vistas só por vocês. Esta mensagem não entra no seu timeline e nem no timeline pra quem você a mandou e nela você pode xingar alguém, passar um número de telefone, etc


2º - O que Tuitar?

O que você está fazendo pode ser algo muito amplo. Tem gente que leva ao pé da letra e posta o que está comendo, onde está indo, como está o tempo. O que não deixa de ser útli se a tuitada tiver conteúdo que compartilhe o que a pessoa pensa sobre aquilo que está consumindo, como está o trânsito no percurso que ela está fazendo e alertando sobre uma possível mudança climática.

Afinal de contas, é para isso que o Twitter serve, dizer o que você está fazendo naquele momento. 'O resultado é uma rede de pessoas trocando informações úteis e inúteis dúzias de vezes ao dia, uma importante ferramenta para disseminação rápida e controlada de conteúdo.' Por Interney


3º - Qualidade das suas atualizações
Procure evitar atualizações muito pessoais, que só interessem a você e seus amigos pessoais.

Outra boa maneira de conseguir atualizações de qualidade é realizar os famosos RTs, que são a re-postagem da atualização de outro usuário mantendo os créditos. Isso costuma funcionar muito bem com links interessantes.


4 º - Responda atualizações de outros usuários
Por que não fazer com que seus seguidores saibam que você acompanha os comentários deles sobre o que você posta no Twitter? Sempre que possível, responda as perguntas feitas a você e comente atualizações interessantes de seus seguidores. Lembre-se que no twitter você não precisa seguir a pessoa para trocar informações com ela!



Seja você uma celebridade, uma sub-celebridade, um fã ou um anônimo, seguindo essas dicas você será um twitteiro legal, interessante e também Relevante.


Agradecimentos Me Linka.net pela inspiração!