12/12/2012

Dread na cabeça

Dread Locks: como fazer, manter e remover


Dread Lock é o um forma de se manter os cabelos, que ficou mundialmente conhecida por causa do Rei do Reggae, Bob Marley.
Como fazer dreads

Os dreads, que ganharam expressão mundial através dos seguidores do movimento religioso rastafari, já foram usados por guerreiros africanos, judeus e indianos. Eram utilizados para amedrontar os inimigos, ou fazê-los pensar duas vezes antes de atacarem figuras tão imponentes.

Hoje em dia os dreads não dão a cara especificamente para uma única tribo. Rockeiros, Skatistas, Regueiros e celebridades também aderiram ao cultivo dos Dreads.

Como se faz o Dread?

Fazer Dread Com cera:    Este é seguramente o mais utilizado nos dias de hoje, funciona com qualquer tipo de cabelo. É necessário que o cabelo já tenha um certo comprimento, em torno de 10 cm, mas recomenda-se mais.

O processo consiste em dividir o cabelo em setores de cerca de 2 cm, e pentear cada setor da ponta para a raíz com um pente de ferro visando embolar os cabelos. Depois de embolados todos os dreads aplica-se cera de abelha para fixa-los.

Uma manutenção freqüente torna-se necessária para que os cabelos não soltem, que consiste em aplicar cera periodicamente e enrola-los com a palma da mão

Fazer Dread Com agulha: 
Este processo é muito dolorido, mas resulta em dreads mais compactos e limpos.

Divide-se o cabelo e penteia-se da ponta à raiz, como no processo com cera. Daí "costura-se" o cabelo com uma agulha de crochê. Algumas pessoas depois disso ainda aplicam a cera.

Uma manutenção frequente é muito recomendada, que consiste em re-costurar os cabelos com a agulha quando soltam alguns fios e enrola-los com a palma das mãos.

O que define o resultado dos processos porém é a manutenção. Costuma-se dizer que os dreads ficam bons quando "travam", ou seja, quando não é mais possível solta-los.

Fazer Dread Com Lã

Os dreads feitos com lã ou linha não detonam os cabelos e é uma ótima escolha para quem não quer dread natural. Dura em média 4 meses e pode ser feito em cabelos mais curtos.


Posso lavar meus dreads?
Manter o visual e o cabelo limpinho também não é difícil. O ideal é lavar quinzenalmente no salão e até três vezes por semana em casa, com xampu de limpeza profunda (anti-resíduos). Ele limpa melhor o couro cabeludo e deve ser aplicado três vezes seguidas. Os cabelereiros recomendam passar o produto nas mechas torcendo uma a uma. Depois enxágüe bem e faça o mesmo com o condicionador. Se quiser, use um leave- in para finalizar e seque utilizando secador com difusor ou no sol. Esse zelo deixa a cabeleira assentada, cheirosa e os dreads supermacios.
Como lavar os dreads


Também é importante que os dreads sequem bem para evitar a proliferação de fungos.


Quanto tempo dura o dread?

O dreadlock dura seis meses. Após esse período, o cabelo já cresceu o suficiente para que o penteado seja refeito. A boa notícia é que dá para torcer os fios que cresceram e emendar nos dreads que já existem complementando o visual.
Lenny Kravitz dreads

Mar e piscina estão liberados para quem aderiu ao look rastafari, que também faz sucesso no verão, desde que os cuidados não fiquem de lado.

Normalmente o dread fica firme depois de 2 meses que foi feito. É o tempo que leva para que eles “travem” no lugar.

Fiz o dread, me arrependi, vou ter que cortar?
Britney Spears careca

Muitas pessoas acham que a única forma de se desfazer dreadlocks é raspando o cabelo. Isso não é verdade. Existem duas formas de desfazer dreadlocks:

* Cortar os cabelos em 6cm, empapá-los em condicionador e pentear bastante.

* Não cortar o cabelo, empapá-lo em MUITO condicionador e escová-lo. Note que você vai precisar de muitas horas de escovação e MUITO condicionador.


Dá pra fazer um 'falso dread'?
Sim, é um penteado que é feito do mesmo jeito que o dread original usando um gel de fixação forte no cabelo ainda úmido. O legal é que você pode fazer em casa sozinho seguindo os passos abaixo:
"Divida o cabelo em mechas, passe o gel, e torça os tufos de cabelo como se fossem uma corda. Depois, basta lavar para o efeito ir embora", explica Léo Nunes, hairstylist do salão Beka Studio (SP), especializada em cabelo afro.

Dread Fashion
Fake dread

Outra opção para mudar a cara são os prendedores de cabelo com tiras que simulam dreads, chamados de Dread Fashion. O Dread Fashion é feito com tiras de couro ou lã e podem vir com miçangas ou pedras presas ao prendedor para deixar ainda mais personalizado o look!

Fazendo Dread

Quanto Custa Fazer Dreads?

Vai depender da quantidade de dreads que você quer fazer, o tipo (cera ou agulha) e o comprimento do seus cabelos. Um dread feito com agulha, em um cabelo de comprimento médio (pouco abaixo dos ombros) custa em média R$20,00 aqui em Guarulhos (na Maria Loca).

Demora para fazer o dread?

Demora! Mas é claro, o processo também vai dependes do comprimento dos seus cabelos. Em um cabelo médio o tempo é de mais ou menos 20 minutos para fazer cada dread.

Sites que dão dicas sobre Dread
Tô de dread
Dread Head HQ
Porteis de Moda: Dread nos Cabelos
Aprenda como fazer DreadLocks 
Vídeos como fazer dread
Dreads na cabeça

O importante é sempre pensar bem antes de fazer e cuidar direitinho, para depois o cabelo não ficar assim:
disgusting dreadlocks


ou assim:
Ugly deadlock