27/08/2009

O clique que mudou o meu blog

Um pouquinho da minha história na Blogosfera:

Em meados de 2008 eu comecei a colaborar com o Blog de Fãs do Programa CQC. Era o Blog da maior comunidade do CQC do Orkut e eu era uma das 10 pessoas que postavam naquele blog do Wordpress maledito, em que o dono encheu de jabá e nunca editava nada. Dos 10 colaboradores restaram 02: eu e a Tai Tonks.

No começo deste ano nos rebelamos. Carregávamos o blog nas costas, queriamos nossos direitos. Carteira assinada e PLR. Mentira. Queriamos editar o template do blog, colocar umas coisas legais, tirar a poluição visual dos anúncios. O dono do Blog nos ignorou e lá fomos nós criar um blog novo, onde editariamos como quiséssemos e bem entendessemos. Tá mas, como se edita um blog? Como se muda o fundo do blog, como eu coloco uma imagem no lugar do nome do blog, como eu coloco um slide de fotos ali do ladinho? Eu não tinha a mínima idéia de como se fazia isso. A Tai deu os pulos dela (parece que todo mundo que nasceu de 1990 pra cima já veio ao mundo conhecendo certos macetes virtuais) e acabou fazendo um blog basicão, templete minima black. Fez um banner legal e colocou no cabeçalho do blog. Ficou legal mas eu queria que ficasse mais legal ainda. E tinha que ficar pronto antes da reestréia do CQC em Março.

Procurando Nemo:

E lá vai a Viviane, procura daqui, fuça dali, joga no Google e Bingo! Achei um blog chamado Usuário Compulsivo. 'Legal, o blog dá dicas de html.' 'Pra usuário que já tem uma base, o que não é o meu caso...' 'Nossa quanta mulher pelada!' Vou lá, fuço, procuro uma coisa, outra e em um link ele me envia para o Dicas Blogger.
Dou uma olhada aqui e ali e fico admirada com tamanha organização. Vejo a lista de categorias, clico em templates / layout e dou uma olhada no Template Songs. 'Hum... interessante.' 'Mas ainda não estou entendendo nada.' Rolo um pouco a página e vejo: "sugestão aos novatos". 'É pra mim'. Clico e lá está tudo explicadinho, com imagens, com riqueza de detalhes. Leio os comentários da postagem e... 'Que legal! A dona do Blog responde aos comentários! Juliana Sardinha o nome dela. Que paciência!'

Após quase 1 mês de acessos diários ao Dicas Blogger o template do CQCBlog finalmente ficou pronto! Fiquei orgulhosa de mim. Mas confesso que eu até sonhei com html. No fim descobri que criar um blog não era um bicho-de-sete-cabeças. Depois disto criei o Via Twitter, o CoolBox e o Las Cortezas e ainda ajudei alguns amigos com seus blogs, sempre com o auxilio do DB.

Aniversário do Dicas Blogger:

Hoje eu acompanho o trabalho da Juliana no Dicas Blogger e virei fã dela. Observo as twittadas dela quando está criando um post novo, quando está P da vida com uma certa Telecômica ou com os plagiadores, lendo os comentários do DB. Admiro a dedicação que ela tem ao preparar uma postagem ou tutorial, a paciência com os leitores, sempre primando pela qualidade do que vai colocar no DB.

Que o Dicas Blogger tenha muito sucesso e continue ajudando os Novatos por muitos anos.