05/10/2010

e-Commerce: Dicas para você fazer boas compras online


A cada dia, o e-commerce, ou comércio online, se torna mais comum na vida das pessoas. Os principais motivos: comodidade e grandes descontos.

Preços diferenciados, não ter aquele vendedor te perseguindo pela loja, obter informações detalhadas dos produtos e condições de pagamento excelentes são um atrativo e tanto. Fazer compras pela Internet é ótimo, pois você visita e faz comparações entre várias lojas em tempo real e opta pela oferta que mais lhe agradar sem precisar gastar o sapato, muito tempo e sem sair do conforto do seu lar.

Algumas dicas para fazer boas compras online:

Organize a sua Pesquisa:
É interessante anotar nome e modelo do produto, principalmente no caso de Eletro-Eletrônicos. As vezes um número ou letra diferente na descrição te direcionam para outro modelo de produto.

Pesquisando:
Faça a pesquisa pelo produto em mais de uma site ou em sites agregadores, como o Buscapé, Já Cotei, BondFaro.

É interessante também fazer a pesquisa em navegadores diferentes. Por exemplo, consulte o produto no Firefox e no Internet Explorer que são os mais utilizados. Muitas vezes a loja pode fazer um desconto especial para quem usa um navegador ou outro. Isso aconteceu comigo há alguns meses quando eu buscava por um barbeador para o meu marido, no Firefox o produto custava R$179,00 e no Internet Explorer R$99,00

Leia as avaliações que o site disponibiliza:
Este é um ponto muito importante pois contém a opinião de outros consumidores que podem te ajudar a optar pelo produto ou não. As avaliações dos sites também ajudam bastante. Algumas empresas, disponibilizam vídeos de avaliação de produtos que são testados por profissionais do site. É bem interessante pois nele você pode ver o funcionamento do produto e os diferenciais que ele pode oferecer.

Compare:

Formas de pagamento, descontos, prazo de entrega. Se a loja que você escolheu não é a das mais conhecidas, faça pesquisas com o nome da loja e leia as avaliações de consumidores. Se não for uma loja idônea, certamente você encontrará reclamações pela web.

Seus Direitos:

Caso ocorra algum problema com a compra online, você pode reclamar em órgãos de defesa do consumidor como se tivesse efetuado a compra em uma loja física. A compra pode ser virtual, mas todos os problemas são reais. Valem as mesmas regras do Código de Defesa do Consumidor, como devolução do dinheiro, troca ou abatimento do preço em caso de produtos defeituosos.

Se cadastrando em alguns sites você também recebe ofertas exclusivas por email e cupons de desconto.

Para Pesquisar antes de Comprar:
Buscapé
Bondfaro
Já Cotei
e-bit
Reclame Aqui

Tutoriais para saber mais sobre compras online:
A prática de fazer compras pela internet deve aumentar 30% até 2014

9 Dicas para se fazer compras online

Como comprar Online?