26/03/2011

LOL, TGIF, WTF, ICQ, RTFM - Os Acrônimos


Quantas vezes você já viu escrito por ai a palavra Lol, lol, LoL, LOL? E sabe do que se trata? Para quem não sabe, o termo LOL é a abreviação de Lots of Laughs (muitas risadas) ou Laughing out Loud (rindo muito alto) e ao contrário do que muita gente pensa, não é internetês, é um acrônimo.

Acrônimo é uma palavra que se faz com a inicial (ou iniciais) das palavras (ou de parte delas) que formam uma expressão com que se nomeia algo.

Convém lembrar que o acrônimo não deixa de ser uma espécie de sigla. O que o caracteriza é a pronúncia de forma contínua, sem a soletração. Casos como o de "FGTS", "INSS" ou "S.O.S.", que se soletram, não são considerados acrônimos. "S.O.S.", por sinal, também vem do inglês ("Save Our Souls"). Ao pé da letra, significa "Salvai (ou "Salvem") nossas almas" e faz parte do código internacional de sinais.

RTFM é, de longe, o mais popular dos acrônimos. 

RTFM - Read The Fucking Manual - Leia a Porra do Manual.
Geralmente é usado como resposta para perguntas, críticas ou reclamações que não teriam sido feitas se a pessoa tivesse consultado o manual/documentação antes. Mas nem sempre tem intenção agressiva. Muitas vezes é mais ou menos como se fosse "se liga! a resposta tá bem aí nas suas mãos!"

Outros acrônimos muito utilizados são OMG (Oh My God - Oh Meu Deus), TGIF (Thanks God Its Friday - Obrigado Deus é Sexta), LASER (light amplification by stimulated emission of radiation - amplificação de luz por emissão estimulada de radiação), WTF (What The Fuck - Que Porra é Esta?), SMS (Short Message Service), DIY (Do It Yourself - Faça você Mesmo), WTH: What The Hell (Mas que diabos?), NSFW: (Not Safe For Work (não é seguro no trabalho) - normalmente vinculado a emails e tweets contendo imagens, links ou vídeos que não devem ser abertos no trabalho por ter conteúdo impróprio (pornografia).

Mais acrônimos aqui e aqui

Update 26/03/2011

♥, LOL e OMG, os novos verbetes


O respeitado dicionário Oxford informou, nesta-quinta, 24, que sua versão em inglês ganhou novos verbetes, entre eles ♥, LOL e OMG.
Agora, o símbolo e as duas siglas, muito usados na rede, são, como bem disse o Huffington Post, “dignos de registro etimológico”.

Fonte Blog do Link

Encontrei um vídeo bem legal sobre a pronúncia dos acrônimos