27/11/2009

Prepare a pipoca e vá estudar!

Confira uma série de filmes que vão ajudar você a estudar sem sair do sofá!

1. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, na Polônia, quando o pai é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. A história da guerra é contata pela visão de Bruno, garoto de 8 anos e filho do oficial. Desobedecendo as recomendações da mãe, ele explora as vizinhanças da nova casa e descobre uma “fazenda” no terreno vizinho. A fazenda é, na verdade, um campo de concentração, onde Shmuel, um menino judeu da mesma idade que Bruno, está preso com seus pais. Apesar de toda a guerra rolando na Alemanha e sem saber a gravidade da situação, as duas crianças ficam amigas.


2. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
Mauro tem 12 anos e adora futebol e jogo de botão. O filme, que se passa em 1970, durante a ditadura militar no Brasil, começa quando os pais do menino, inesperadamente, são obrigados a deixá-lo aos cuidados do avô, pois precisam tirar umas “férias”. Na verdade, eles foram obrigados a fugir, pois eram militantes de esquerda e estavam sendo perseguido pelo governo. Porém, o avô de Mauro falece no mesmo dia em que o menino chega em São Paulo e ele é acolhido por Shlomo, um velho judeu solitário da vizinhança. Enquanto espera seus pais voltarem, Mauro acompanha as mudanças políticas no país e assiste, na TV, à Copa do Mundo que daria o titulo de tricampeão ao Brasil.

3. Uma Verdade Inconveniente (2006 - EUA)

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2007, Uma Verdade Inconveniente explica através de estudos científicos o aquecimento global, a poluição e o efeito estufa. É quase uma aula em vídeo de química, física e biologia. Também fala sobre a política e as consequências econômicas envolvidas com o meio ambiente


4. Adeus, Lênin (2003)

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a sra. Kerner passa mal, entrando em coma justamente durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista na capital da Alemanha. Quando ela acorda, já em meados de 1990, Berlim Oriental não é mais a mesma e o efeitos da transição econômica já estão chegando no cotidiano da cidade. Preocupado com a reação da mãe a nova realidade, Alex (interpretado pelo fofo ator espanhol Daniel Brühl) decide esconder de Sra. Kerner os novos acontecimentos, já que ela é forte adepta do governo socialista. Tentado a esconder a vitória do capitalismo, o jovem se esforça e recria para mãe um mundo que está deixando de existir reunindo produtos, notícias e até mesmo pessoas, que mostravam exatamente o contrário da realidade: um fictício fracasso do capitalismo na Alemanha.

5. Persépolis (2007/ 2008)
Marjane, uma menina iraniana de 8 anos, fã de Bruce Lee, vive feliz com seus pais, pessoas modernas, com ideais de esquerda. Só que, em 1979, uma reviravolta política acontece no Irã, e sua vida muda completamente. A Revolução Iraniana transformou o país, uma monarquia pró-Ocidente, comandada pelo xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica sob a batuta do aiatolá Ruhollah Khomeini. A partir daquele momento, Marjane, sua mãe e as outras mulheres do Irã são obrigadas a andar cobertas de véu. O governo passa o controlar diretamente a vida das pessoas. O desenho animado mostra como o povo se adaptou e/ou tentou lutar contra a nova situação no país.

6. Frost/Nixon (2008)
A renúncia do presidente americano Richard Nixon após o escândalo de Watergate, um dos casos de corrupção mais famosos de todos os tempos, é um marco na história americana. Esse longa conta o que aconteceu três anos após isso, quando o ex-presidente decidiu falar pela primeira vez, publicamente, sobre o caso. Assistindo ao filme você acompanha uma semana de 1977, quando Nixon escolhe dar uma série de entrevistas ao jornalista britânico David Frost.

7. O Leitor (2008)

Um adolescente se apaixona por Hanna, mulher mais velha com quem vive intenso romance. Boa parte do envolvimento dos dois se dá por causa dos livros que o jovem lê para ela. O grande segredo de Hanna é que ela é, na verdade, analfabeta. Cerca de oito anos depois do final do romance, eles se reencontram, quando Hanna é ré em um polêmico julgamento de crimes cometidos pelos nazistas na Segunda Guerra.


8. Vinícius (2005 - Brasil)

O documentário mostra a vida de Vinícius de Moraes, um dos maiores poetas brasileiros. O filme possui um material amplo sobre a produção cultural e artística no Brasil durante grande parte do século 20.
O filme fornece um contexto social das várias épocas vividas pelo autor, como a Segunda Guerra Mundial e as ditaduras de 1937 e 1964”, afirma Hansen.

9. Pão e Rosas (2000 – França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Suíça)
Preconceito e imigração são os temas deste drama do diretor britânico Ken Loach. O filme retrata as dificuldades vividas por imigrantes ilegais nos Estados Unidos, desde sua entrada ilegal no país, cruzando a fronteira México-Estados Unidos, até a exploração desses trabalhadores sem documentos por firmas terceirizadas. O longa aborda ainda o preconceito sofrido pelos trabalhadores e o esforço para enviar dinheiro a seus países de origem.

10. Eles Não Usam Black-Tie (1981 – Brasil)

O filme fala de um movimento grevista iniciado em uma empresa durante a abertura política do Brasil. No início da década de 1980, o movimento operário estava se reorganizando e passou a ganhar destaque político com o enfraquecimento da ditadura militar. Apesar de não ser citado no longa, foi nessa época que ocorreu a ascensão do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.

11. Antes da Chuva (1994 – Macedônia e Reino Unido)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Antes da Chuva aborda a violência e as questões étnico-religiosas na região da antiga Iugoslávia. Estes problemas, além de tudo, são também agravados pela crise econômica pós-choques do petróleo, na segunda metade da década de 1970, e o desmonte do socialismo na União Soviética e na Europa do leste.


Outros filmes interessantes que te ajudam a estudar:

Deuses e Generais (2003 – Estados Unidos)
Guerra de Secessão - Formação dos Estados Unidos, o último grande império


Mauá – O Imperador e o Rei (1999 – Brasil)
O Reinado de Dom Pedro II - A reconstrução do Rio de Janeiro, capital de um império


O Encouraçado Potemkin (1925 – União Soviética)
Revolução Russa - A Revolução Russa, o poder aos comunistas


A Vida dos Outros (2006 – Alemanha)
Guerra Fria - Guerra Fria, o mundo dividido


Che (2008 – Espanha e França)
Revolução Cubana - Cuba e a revolução, quatro décadas depois


A Casa dos Espíritos (1993 – Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos e Portugal)
Machuca (2004 – Chile e Espanha) 
Ditadura militar chilena - A saga de Pinochet, o grande ditador chileno


História Oficial (1985 – Argentina)
Ditadura militar argentina - Guerra das Malvinas, a derrota que ajudou a acabar com a ditadura na Argentina

Fontes Capricho e Guia do Estudante Abril

20  Filmes para ajudar nos temas das redações do Vestibular
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/20-filmes-para-ajudar-na-hora-de-escrever-a-redacao-do-vestibular/

70 Filmes para você estudar História
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/70-filmes-para-voce-estudar-historia/