09/12/2009

Por dentro dos Gigantes da Natureza

Já imaginou o tamanho dos intestinos de um elefante? E o tamanho do estomago de uma baleia? Um documentário da TV britânica mostra necropsias em quatro "gigantes da natureza" - elefante, baleia, crocodilo e girafa - para apresentar teorias sobre a evolução das espécies.

No programa, produzido pelo Channel 4, veterinários da Royal Veterinary College dissecam os animais e mostram, a partir de tecidos e órgãos, como os animais se adaptaram ao longo dos milênios.

O documentário está sendo apresentado no Brasil pelo Canal NatGeo com o nome de Autopsia Animal.
No Youtube já tem vídeos, em inglês Inside Nature's Giants Channel 4

Enquanto os animais são dissecados, os estudiosos explicam curiosidades sobre a evolução das espécies.

Elefante
Na autópsia do elefante, os cientistas explicam como a evolução levou o animal a ter um enorme aparelho digestivo, além de mostrar que os pulmões do animal são reforçados. O programa também mostra como funcionam as pernas do gigante, especialmente adaptadas para carregar o enorme peso. Os cientistas também explicam como a natureza desenvolveu a tromba do animal.








Baleia 
Por causa das dificuldades de transporte, a autópsia foi realizada em uma praia. Para dissecar o gigante dos oceanos os veterinários usaram equipamentos enormes. A baleia de 60 toneladas que foi dissecada no documentário morreu depois de encalhar na costa da Irlanda. O programa alia o uso de imagens de computador para elucidar o parentesco entre baleias e hipopótamos.




Crocodilo
A partir das dissecações, o programa também mostra os segredos de um dos predadores mais antigos e bem-sucedidos do mundo, o crocodilo.



Girafa
Na autópsia de uma girafa as explicações anatômicas abrem a possibilidade para os cientistas apresentarem as teorias evolutivas que levaram à forma atual.