22/02/2010

Cuidado: o que você posta no twitter pode chamar a atenção dos ladrões


Um site alemão, lançado na semana passada, que fornece atualizações sobre pessoas cadastradas no Twitter que saem de casa, provocou indignação entre ativistas defensores da privacidade. Eles alegam que o serviço facilita o "trabalho" de assaltantes ao passar as coordenadas exatas das casas vazias em determinadas regiões.

Os três fundadores do site negaram estar fornecendo qualquer ferramenta a ladrões, mas colocaram em evidência os perigos da mais nova mania das redes sociais: a geolocalização. Eles também citaram o site Foursquare como exemplo de sistema de troca de informações, capaz de auxiliar, mesmo que indiretamente, os assaltantes.

Os dados fornecidos pelo Please Rob Me, o site alemão, e pelo Foursquare são atualizados por meio do Twitter, graças às informações publicadas pelos próprios usuários no serviço de microblog. (Fonte)

Dando a fita: o que você posta no Twitter e no FourSquare pode facilitar a vida dos ladrões.

O Please Rob Me (Por Favor, roube me) só ilustra como é estúpido - e como é potencialmente perigoso - falar constatemente onde você está e o que está fazendo nas redes sociais. Nem todo mundo que te segue no twitter pode ser gente boa e estas pessoas terão acesso a dados que você mesmo passa. Como dizem no linguajar dos malandros, você mesmo 'está dando a fita'. Para não ser surpreendido por este tipo de acontecimento, vale seguir estas dicas simples, porém muito valiosas:

- Evite postar quando você não está em casa. 
Ex.: Estou no dentista | O Shopping está lotado (confesso que eu já fiz isto diversas vezes). Com a facilidade e a mobilidade do celular, acabamos achando que estar online o tempo todo é legal e importante. O mais importante é a sua segurança e a dos seus familiares.

- Evite fazer tweets que contenham dados sobre a sua rotina.
Como horário de ir a academia, faculdade, supermercado ou a aquele bar que você gosta de tomar um chopinho no final da tarde. Eu, várias vezes postei que estava indo buscar filho na escola ou indo a feira. Se o 'cara' estiver ligado nos seus tweets poderá fazer um gráfico da sua rotina.

- Evite dizer nas redes sociais quando você estiver saindo de férias ou for viajar. 
Este tipo de informação você só deve dar a amigos ou a algum vizinho de sua extrema confiança.


Se não quiser ser rastreado pelos ladrões, que a cada dia estão mais interados com os avanços tecnológicos, desative o Geotagging do seu twitter:

Settings -> Account -> Desmarque a opção Geotagging -> Save

Você também pode deletar todas as informções que foram dadas quando o Geotagging estava ativado, clicando no botão (Delete all location data) e em 30 minutos, o Twitter fará a exclusão de todo o histórico que contenham  dados de localização do seu Twitter. Ah, e esqueça o FourSquare!