04/02/2010

Ferramenta que ajuda a blogar: Google Translate


Como diz meu amigo Bauru, blogar é um ócio trabalhoso. Não quer ter trabalho não blogue. Não importa se seu blog tem 10.000 ou apenas 10 leitores. A qualidade e o cuidado com textos deve ser a preocupação de qualquer pessoa que se propõe a blogar.

Selecionar material criativo e exclusivo é algo que requer tempo, pesquisa e criatividade. Muitas vezes temos que procurar inspiração em sites e blogs estrangeiros, e é ai que entra uma ferramenta preciosa: o Google Translate.

O Google Translate é o tradutor online gratuito do Google, que ajuda muito na criação de postagens em que uso como fonte sites gringos. O Google Translate faz traduções precisas e está disponível em 60 idiomas. Com uma interface muito simples e intuitiva, o tradutor nos dá opção de traduzir palavras, frases, páginas e até mesmo documentos inteiros. Em alguns idiomas você tem a opção de escutar a pronúncia do que traduziu.

Também uso muito o Google Translate no Twitter. Acompanhando os Treding Topics (Tópico de Tendências do Twitter) esses dias, me deparei com a seguinte expressão

iPhone向けアプリを3G回線対応へ

Eu não tinha idéia se era Japonês, Chinês ou Coreano. Não tive dúvidas, joguei no tradutor do Google e usei o recurso Detector de Idioma. Descobri que se tratava de Japonês e que a expressão se tratava de pedidos de mais aplicativos para iPhones com tecnologia 3G. Simples não? 


"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso."