11/10/2013

Top 5 músicas do Renato Russo

Renato Russo

Ontem, dia 27 de março, se estivesse vivo, Renato Russo completaria 50 anos. No twitter foi  usada a tag #RenatoRusso50anos onde a galera twittava vídeos e trechos das suas músicas favoritas do líder da Legião Urbana.

Eu escolhi 5 músicas ( foi super difícil escolher só 5) que mais gosto. O que mais me surpreende nas letras do Renato / Legião são o fato de parecerem sempre atuais, mesmo que feita há décadas. Uma que sencaixa perfeitamente neste pensamento é 'Que país é este?' que continua super atual, como se estivesse relatando acontecimentos contemporâneos.

"Renato Russo criava uma atmosfera de identificação entre o ouvinte e a banda, fazendo com que nos víssemos em cada verso, em cada frase. Portanto, as letras escritas pelo vocalista falavam aquilo que os fãs queriam expressar, e não conseguiam."

5 - GIZ
Do álbum "O Descobrimento do Brasil" de 1993, Renato Russo considerava a faixa "Giz" como sua obra-prima, aquela que ele mais gostava se orgulhava de ter feito.

Esta música me remete a minha infância /começo da adolescência, brincadeiras na rua, a primeira paixonite... ai, ai...

"Desenho toda a calçada | Acaba o giz, tem tijolo de construção| Eu rabisco o sol que a chuva apagou" Letra completa




http://www.youtube.com/watch?v=mtsPlQ91ea8



4 - Que país é este?

A faixa que dá o nome ao terceiro álbum da Legião Urbana foi escrita  há 32 anos e continua atual. Infelizmente. Faroeste Caboclo é outra faixa que integrou o álbum e que estourou nas rádios.

"Nas favelas, no senado | Sujeira pra todo lado | Ninguém respeita a constituição | Mas todos acreditam no futuro da nação..."  Letra completa



 
http://www.youtube.com/watch?v=Po0999ztMR8 
 
 

3 - Sereníssima
É um dos contrapontos do álbum V de 1991 que é considerado o mais sombrio de todos. Gosto de Sereníssima porque mostra uma coisa meio nua e crua, de como nós funcionamos.
"Sou um animal sentimental | Me apego facilmente ao que desperta meu desejo" Letra completa




2 - O mundo anda tão complicado

Também do álbum V, esta música entrou na minha vida de verdade quando eu me casei. Ela relata como é o cotidiano de quem opta por deixar de morar sozinho.

"Quero ouvir uma canção de amor | Que fale da minha situação | De quem deixou a segurança de seu mundoPor amor" | Letra completa



Este clipe animado ficou muito bacana

 1 - Há Tempos 

Há Tempos é do "As Quatro Estações", 4º álbum da Legião, considerado o mais inspirado de todos. Este disco tem 9 faixas citadas como as mais conhecidas da banda.  Eu não sei o por quê de esta ser a minha música preferida do Renato, mas é. 

"Disciplina é liberdade | Compaixão é fortaleza | Ter bondade é ter coragem" Letra Completa
 



E qual o seu TOP 5 #RenatoRusso50anos ? Deixe nos comentários!