06/04/2010

As Impressionantes imagens da Seca na China

Acordei com a notícia hoje de que o Rio de Janeiro está praticamente embaixo d'água. As mudanças climáticas estão fazendo com que eventos meteorológicos tornem-se a cada dia mais devastadores. Dando uma olhada no Buzz, me deparei com estas imagens impressionantes da seca no Sudoeste da China.

A seca deixou mais de 18 milhões de habitantes e 11,7 milhões de cabeças de gado que sofrem escassez de água potável em uma região que engloba as províncias do sudoeste da China

A razão direta para a seca é a escassez de chuva e altas temperaturas, dizem especialistas. As correntes oceânicas e a circulação atmosférica irregulares contribuiram para o evento.

A seca na China não é considerada um problema ambiental ou ecológico. Mas com certeza, o evento  acarreta impacto sobre o sistema ecológico.

No mundo, desastres naturais relacionados ao clima, subiram de menos de 50 por ano em 1950 a entre 350 e 450 por ano na década de 2000.

 Em 2009, os eventos climáticos extremos afetaram 55 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com números divulgados pela Estratégia Internacional da ONU para Redução de Desastres (UNISDR).


Seca no sudoeste da China causadas pelas alterações climáticas (em Inglês)