23/07/2010

Criatividade com o Erro 404


O Erro 404 é provavelmente a falha mais comum da internet e algum dia já aconteceu com você.

Em termos técnicos, o famoso "erro 404" é a forma que o seu computador tem de lhe comunicar que o servidor está funcionando (ou seja, que está tudo bem na sua ligação à rede), mas que ele não consegue chegar à página que procura. O primeiro quatro quer dizer que o site não existe, o zero que existe um erro de ortografia e o último quatro que o acesso não é autorizado. Portanto, se não consegue acessar à página é porque uma destas falhas aconteceu.



O número mágico teve origem nos escritórios do CERN (Laboratório Europeu de Partículas Físicas). Na sala 404 desse edifício existia um banco de dados que controlava manualmente os pedidos de dados ou de arquivos. Quando existiam falhas ou os requerentes não estavam autorizados a consultar a informação, eles enviavam um alerta: "Room 404 - File Not Found". Ora, Tim Berners-Lee, o criador da Web, achou que esta expressão seria a ideal para classificar este tipo de erros online, adaptando-a já que "sala" (room) não faria sentido.

Sendo uma falha tão comum na rede, muitos portais decidiram apresentar o número 404 de forma mais criativa, provavelmente para dar um aspecto mais divertido a este impasse de que os internautas sofrem. Existem teorias da conspiração, ninjas, Homer Simpson, náufragos, nerds e muitos outros. Tudo é válido porque, afinal de contas, esta página não existe.




Fonte Obvious
Veja mais em Webdesignerdepot