19/04/2011

Fritada: A inquisição dos humoristas sobre as celebridades

"Roasts" (Torrado em português), é um estilo de comédia que surgiu nos Estados Unidos em 1920.

'Neste formato uma celebridade é o centro das atenções e os humoristas não poupam piadas sobre fatos e boatos da vida dessa pessoa. É um tipo de Santa Inquisição onde os humoristas fazem o papel da igreja católica e as celebridades o papel dos hereges que vão para a fogueira.

O formato de comédia Roasts foi para a Tv em 1960 e várias celebridades já foram "torradas" em cadeia nacional: o vocalista do Kiss Gene Simmons, a modelo Pamela Anderson, os comediantes Drew Carrey e Chevy Chase, além do milionário dono da Playboy Hugh Hefner.' (Fonte Jacaré Banguela

A personalidade que participa das sessões de 'Roasts', deve ser capaz de tomar as piadas com bom humor e não como crítica ou ofensa grave.

'A personalidade 'torrada' é suficientemente segura para rir de si mesma e a tortada de um humorista não vai derrubá-lo do pedestal onde ele está. Desta forma a celebridade se torna mais popular ainda porque dá ao público o que o público quer. E o que todo mundo quer é rir de uma boa piada. Eles compreendem perfeitamente que uma boa piada sempre fala de uma grande verdade.' (Texto Danilo Gentili 'É ai que está a graça' http://danilogentili.zip.net )

No Brasil: Fritada
No Brasil, o Humorista Diogo Portugal foi quem abraçou um projeto com este tipo de comédia, e lançou a "Fritada". Ele conta com humoristas de peso, como Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcela Leal, Carol Zoccolli, entre outros. A primeira experiência de Fritada foi com a transformista e atriz Rogéria. Já participaram a atriz e ex-chacrete Rita Cadilac e o produtor e diretor de shows Miele.


Mas será que este tipo de humor funcionará aqui no Brasil com celebridades de peso? Aquelas personalidades que tem um batalhão de fãs fervorosos, prontos para defender seu ídolo a qualquer custo?

'Você consegue imaginar alguma celebridade brasileira com a inteligência só um pouquinho acima da média para embarcar numa piada que faz uma alusão óbvia e até agressiva sobre sua fraqueza, seus escândalos, sua má fama ou até mesmo sobre o seu peso ou escolhas erradas? Conhece alguém por aqui com bom senso o suficiente para não se ofender ou levar a sério quando um comediante pisa no seu mais dolorido calo?' (Texto Danilo Gentili 'É ai que está a graça' http://danilogentili.zip.net )

Fritar Rogéria, Rita Cadilac e Miele é fácil. Imaginem os humoristas fritando Luan Santana, a Xuxa ou alguma personalidade mais badalada? Imaginem a Preta Gil sendo fritada pelo Danilo Gentili??? Consegue imaginar ele zuando ela sem que ela jogue um tamanco na cara dele? Eu também não imagino...

Será que as celebridades brasileiras estão preparadas para rirem de si mesmas? E seus fãs estão preparados para ver seus ídolos serem alvo de piadas e tirações de sarro sem se ressentir ou tomar as dores deles?

Com certeza o formato de comédia do Fritada é um deleite para os humoristas e para o público inteligente. Mas acredito que aqui no Brasil o formato não vai pegar de imediato. A não ser que, alguma celebridade Top (como Luciano Huck, ou Sandy por exemplo) deem a cara para bater. O mais esperado é que o "Fritada" caia no gosto de alguns poucos artistas da cena 'underground', algumas subcelebridades que verão a zuada como um investimento na cobiçada fama, e o público habitual do Stand Up. E só.










O Próximo Fritada será hoje (29/07) e a vítima da vez é o humorista Fernando Caruso que será fritado pelos companheiros de profissão Diogo Portugal, Re Tortorelli, Favio Rabin, Luiz França, Marcela Leal e Marcelo Madureira no Tetro das Artes no Shopping Eldorado em São Paulo - SP. Informações (11) 3034-0075
Acompanhe o canal do Fritada no Youtube http://www.youtube.com/user/Frittada