01/08/2010

Colírios Políticos


Os gerentes e estrategistas de campanha com frequência recebem crédito pela vitória eleitoral de seus candidatos políticos, mas stylists e consultores de imagem deveriam ser os elogiados, segundo uma nova pesquisa.


Um estudo feito por cientistas políticos do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) revela que a boa aparência aumenta as chances de um candidato em eleições nos Estados Unidos e outros países.


"O estudo sugere que os eleitores talvez sejam mais superficiais do que gostaríamos que fossem e que sua superficialidade é algo comum a muitas culturas", disse o professor associado do MIT Gabriel Lenz, co-autor do estudo. (Fonte O Globo)



Esta semana um dos assuntos mais comentados da WEB foi exatamente este: os candidatos bonitões das eleições 2010, ou os Colírios Políticos.  

Através do antiquado critério do rostinho mais bonito ou o tanquinho mais definido, o site Colírios Políticos se deu ao trabalho de escolher aqueles que melhor vendem sua imagem. Com um slideshow exibindo fotos de homens jovens, seguido de uma breve biografia com alguma informação curiosa do sujeito, o site ironiza os moços.


Apartidário, os escolhidos estão entre ACM Neto (DEM-BA), Lindberg Farias (PT-RJ), Indio da Costa (DEM-RJ), Pedro Fernandes Neto (PMDB-RJ) e Sílvio Costa Filho (PTB-PE). Nem o candidato a Mister Brasil 2007, Francineudo Costa (PV-AC), que dessa vez concorre a deputado estadual, foi esquecido. (Fonte Blog de Eleições da Folha)
Apesar de parecer uma coisa fútil o Tumblr dos Colírios Políticos é bem completinho: Tem uma pequena biografia do candidato, link para Twitter e para a página do candidato no TSE pra ver a declaração de bens ou se tem algum problema na sua candidatura.
 
Os pesquisadores do MIT alertam que "De modo geral, quanto mais informações os eleitores puderem dispor sobre os candidatos, melhor, e quanto mais informações desse tipo eles tiverem, menores serão as chances de basearem suas escolhas em fatores superficiais, como a aparência física". (Fonte O Globo)




Partindo deste princípio, o site Colírios Políticos está super aprovado, não?