02/10/2010

Com Imagens curiosas, Google estréia o Street View no Brasil


Após meses de trabalho, o Google Brasil lançou nesta quinta-feira (30) o serviço Street View no país. A novidade permite que os usuários que acessam o Google Maps, o site de mapas da empresa, possam realizar um passeio virtual pelas ruas de cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além das regiões metropolitanas das capitais, cidades históricas de Minas, como Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto estão no serviço. No total, 51 municípios foram mapeadas no Brasil, primeiro país da America do Sul a contar com esse serviço.


Uma câmera é colocada no topo de um carro, que passeia por todas as ruas da cidade, fotografando os vários ângulos possíveis. Essas imagens são arquivadas em um banco de dados e, em seguida, indexadas para que possam ser exibidas na web nas posições exatas. O sistema reconhece automaticamente placas de veículos e rostos de pessoas, e os apaga instantaneamente para preservar a privacidade dos indivíduos. Caso algo passe despercebido, usuários relatam essas falhas por carta ou email e mais uma vez, o Google corre lá para fazer o retoque na imagem. Este é um trabalho contínuo, e a empresa tem a intenção de mapear o mundo inteiro dessa forma.

“O Google Street View transforma o modo com que o internauta interage com mapas, ao permitir caminhar virtualmente pelas ruas, vendo imagem em 360º de ótima qualidade, com giro panorâmico e zoom, proporcionando uma experiência como se ele estivesse realmente por lá”, afirmou Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil. “Agora vamos trabalhar para continuar cobrindo outras cidades e incluí-las no serviço”, completou.
Equipe do Google Brasil

Durante a divulgação do serviço, a empresa informou que pessoas que encontrarem imagens impróprias podem reportar ao Google por meio do link “Informar um problema”, que fica na parte de baixo das imagens do Street View. Nessa página, o usuário pode descrever qual é o problema e, inclusive, indicar na foto onde está a falha. Segundo a assessoria de imprensa do Google, uma equipe recebe todas essas reclamações e faz o estudo da retirada das imagens.

Após poucas horas do lançamento do serviço no Brasil, os usuários do site Street View Funny já começaram a publicar cenas inusitadas encontradas pelas ruas do País.

Em Moema, zona sul de São Paulo, jovem aproveita o carro do Google para se exibir


Homem embriagado dorme na calçada do Largo Sao Francisco em Sao Paulo

Pedestre tropeça e quase cai nas ruas de São Paulo

Dois cadáveres foram fotografados nas ruas, um no Rio de Janeiro (Avenida Rio Branco) e a outro em Belo Horizonte (Rua Fidelcino Rocha). A empresa de buscas agiu rápido e já retirou do ar a imagem captada no Rio, mas não se pronunciou sobre o caso.
 Fontes: Galileu, Veja.com, Olhar Digital,  Street View Funny e Correio Braziliense