22/10/2010

#UrbanGallery - tapumes transformados em obras de arte

"Um projeto que começa transformando um prédio e termina transformando a cidade."

O Brasil é um grande canteiro de obras. Empreendimentos Imobiliários já fazem parte da paisagem das cidades, e nas capitais isto é ainda mais comum. Os tapumes cor-de-rosa de compensado de madeira que cobrem algumas áreas em construção em 4 capitais darão lugar a obras de arte de artistas brasileiros e internacionais: é a Urban Gallery.

Criada pela Brookfield Incorporações, a Urban Gallery tem a proposta de transformar a paisagem urbana, levando cor e arte para os tapumes dos empreendimentos da incorporadora em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O projeto somará mais de 2400 m² de área, transformando a ação numa das maiores exposições ao céu aberto já realizada no País.

O projeto contará com ações em blogs e Facebook, anúncios em mídia imprensa e online, endomarketing, site mobile e comerciais em cinema, desenvolvidas pela Agência Ginga. A pessoa que passar nos tapumes e tiver seu aparelho de bluetooth ligado, receberá, via celular, informações sobre o artista e a obra de arte. Além disso, poderá baixar um wallpaper.
Obra do artista Matt W. Moore

A curadoria é da Rojo. O artista americano Tofer Chin, bacharel pela Otis College of Arts and Design, em Los Angeles, será o responsável por transformar o tapume de 170 m do edifício Brookfield Malzoni Faria Lima, em São Paulo, em um painel inspirado na Op Art. Já no Rio de Janeiro, a artista espanhola Anna Taratiel, a OVNI, será a responsável por transformar o tapume de 280m do empreendimento corporativo Barra Business - o maior de todos que fazem parte da exposição - em um grande painel de arte urbana.

Adriana Pusch, diretora de marketing institucional da Brookfield Incorporações, ressalta que a expectativa do projeto é trazer outras linguagens para os tapumes, como quadrinhos, literatura, poesia, cinema e design.

“Esta é apenas a primeira exposição de um novo projeto cultural. Criamos um manifesto artístico e uma galeria urbana. Nossa proposta é investir nesse tipo de arte como representação, combinando experimentalismo, design e composições diferenciadas e inovadoras. Nossos tapumes vão se transformar em um suporte para receber as mais diversas manifestações artísticas”, afirma a executiva.

Obra da artista Talita Hoffmann
O CoolBoX foi convidado pela agência Ginga para participar da cobertura da Urban Gallery. Para isso espero contar com vocês meus fiéis leitores. Se você morar em uma das capitais que receberá a interveção dos artistas da Galeria Rojo em tapumes de obras tire uma foto ou faça uma pequena filmagem e envie para o blog (vivisblogs@gmail.com) para fazermos a cobertura desta ação que vai tornar mais colorida e cultural a paisagem cinza que temos em nossas capitais.

Locais onde você verá os trabalhos dos artistas do projeto Urban Gallery


Hot Site da Urban Gallery http://brookfield.art.br/
Blog da Urban Gallery http://www.br.brookfield.com/blog/
Página no Facebook http://www.facebook.com/BrookfieldUrbanGallery

Conto com você!