03/11/2010

#UrbanGallery: Artes nas ruas melhoram a qualidade de vida nas cidades

por Marcela Faé

É cada vez mais comum o uso do espaço público para se expor obras de arte. O movimento, conhecido como “arte pública”, tem como defensor o francês Marc Pottier, curador e um dos mais renomado consultores de arte do mundo.

Em uma visita ao Rio para uma palestra na Casa do Saber, Pottier falou sobre a importância de se levar para as ruas obras de arte cada vez mais impactantes. “A arte exposta no espaço público faz parte da qualidade de vida de um determinado lugar. O importante é que a exposição possa estar na vida normal das pessoas, na rua, no metrô, no aeroporto... São objetos que vão dar embasamento e uma estética diferentes à cidade”.

Veja a entrevista de Marc Pottier ao portal IG na íntegra aqui


Tofer Chin, um dos mais festejados artistas de sua geração, possui trabalhos em galerias, museus e hotéis ao redor do mundo comandou a intervenção no Brookfield Malzoni Faria Lima, um dos maiores e mais ambiciosos empreendimentos comerciais do Brasil, na localização mais nobre da cidade.

Documentário sobre a intervenção do artista plástico Tofer Chin realizada no tapume do Brookfield Malzoni Faria Lima em São Paulo

video

A Brookfield Incorporações criou o projeto Urban Gallery que tem a proposta de transformar a paisagem urbana, levando cor e arte para os tapumes dos empreendimentos da incorporadora em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. Os tapumes vão se transformar em um suporte para receber as mais diversas manifestações artísticas

Confira a página da #UrbanGallery no Facebook http://www.facebook.com//BrookfieldUrbanGallery

Leia também: http://www.magicoolbox.com/2010/10/urban-gallery-tapumes-transformados-em.html