26/11/2010

#UrbanGallery - O que está dentro fica, o que está fora se expande

Intervenção do Momo por Marcela Faé®

Quando se constrói um edifício, se constrói também uma cidade. Cada tijolo, cada parede ou cada fachada não preenche somente espaços, mas também reune olhares, pessoas e ideias em torno de uma cidade melhor, mais bonita e mais humana.

O projeto Brookfield Urban Gallery é uma iniciativa que surgiu da ideia de que é preciso olhar a cidade de outra forma. No lugar do cinza, as cores. No lugar das paredes, a inspiração. E no lugar da passividade, a vontade de transformar.
A intervenção urbana é sempre inusitada, realizada a céu aberto e por ter um caráter crítico, seja do ponto de vista ideológico, político ou social, referindo-se a aspectos da vida nos grandes centros urbanos. (Wikipedia)
"O que está dentro fica, o que está fora se expande" (por 3nós3)


A arte, quando exposta nas ruas, é absorvida e propagada com maior rapidez. Campanhas de cunho social são representadas através de intervenções urbanas em vários países.

A Casa Branca, em Washington,  ganhou um grande laço para o Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama, ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris e entre outros prédios e monumentos, em 2008, o Cristo redentor no Rio de Janeiro, e em 2009, as Pirâmides do Egito. (fonte)

Na Finlândia luzes verdes foram projetadas em cima da fumaça de uma estação de energia

Os artistas Helen Evans (Inglaterra) e Heiko Hansen (Alemanha) (http://hehe.org.free.fr/ ) realizaram uma “intervenção” interessante em Helsinki, capital da Finlândia. Durante uma semana projetaram raios laser sobre os contornos da fumaça que saía da chaminé de uma estação de energia. Denominada de “instalação ambiental”, a nuvem verde (“Nuage Verte”, acima) teve como objetivo chamar a atenção para o consumo de energia na cidade (a usina é uma geradora de eletricidade movida a carvão).O conceito do trabalho: “realizar uma pesquisa artística explorando a poluição desde um ponto de vista especulativo e cultural”. (Fonte)

"O Preconceito Isola" tema usado para a campanha contra o preconceito no dia mundial da luta contra a Aids
Um jovem dentro de uma bolha transparente, impedido de tocar quem estivesse do lado de fora atraia olhares curiosos de quem passava pelo local. Na base da bolha, uma frase do jornalista e sociólogo Herbert Daniel, que morreu no ano de 1992 em decorrência da aids.

“Há uma coisa dentro de mim, contagiosa e mortal, perigosíssima, chamada vida, lateja como desafio”.
A intervenção criada pelo Governo Federal em 2008 na Praça dos Três Poderes em Brasília, alertava a população contra o preconceito no Dia Mundial da Luta contra a Aids. O tema da campanha: “O Preconceito Isola”, buscou a reflexão do público em torno do assunto. (fonte)



http://www.magicoolbox.com/#UrbanGallery

http://www.facebook.com/photos/BrookfieldUrbanGallery