06/01/2011

Além da Vida: novo filme de Clint Eastwood

Experiência de quase-morte, vida no além e comunicação espiritual são assuntos abordados no novo filme de Clint Eastwood.
Além da Vida -  - Adoro Cinema

Além da Vida (Hereafter, EUA, 2010, drama, 129 min.). De Clint Eastwood, com Matt Damon, Cécile De France, George McLaren, Frankie McLaren e Bryce Dallas Howard.


Sinopse 

Além da Vida -  - Adoro Cinema
O filme começa com uma das mais poderosas cenas da filmografia de Eastwood: um tusnami devastando uma cidade tailandesa. Minutos antes, a jornalista francesa Marie LeLay (Cécile De France) comprava lembranças para as filhas de seu namorado quando foi surpreendida pela enxurrada implacável. Marie chega a morrer por alguns segundos, e nesse momento tem a visão de um lugar com muita luz e silhuetas vindo busca-la. A jornalista é socorrida e trazida de volta à vida, mas torna-se obcecada pelo que presenciou em sua breve viagem pelo “além”. Acaba botando em risco sua credibilidade e carreira jornalística quando resolve escrever um livro sobre o assunto.

Além da Vida -  - Adoro Cinema

Em São Francisco, nos EUA, George Lonegan (Matt Damon) já foi um médium conhecido e abastado, e consegue realmente estabelecer comunicação com os mortos. Largou tudo para tornar-se um operário assalariado, numa busca obstinada pela normalidade. “Quero lidar com a vida, não com a morte”, diz ao irmão mais velho, que insiste no retorno do caçula às atividades mediúnicas.

Além da Vida -  - Adoro Cinema
Na terceira trama – a melhor da fita – os irmãos gêmeos idênticos Marcus e Jason (George Frankie McLaren), de 12 anos, sacrificam sua infância para cuidar da mãe, viciada em heroína, e disfarçar que está tudo bem quando os assistentes sociais visitam sua casa, em Londres. Essa relação, já deficitária, degrada de vez quando Marcus morre atropelado. Afastado da mãe, em uma casa adotiva, Jason desenvolve uma obsessão pelo irmão morto e busca meios de se comunicar com ele, através de médiuns picaretas.




Crítica - Denerval Ferraro Jr para a Época

Dizer que Além da Vida é um filme sobre espiritismo é uma simplificação que pode confundir o espectador. Sim, o novo longa do diretor Clint Eastwood traz três histórias paralelas que lidam com a experiência de quase-morte, vida no além e comunicação espiritual. Porém, acima disso, o cineasta realizou uma obra sobre obsessões.
Além da Vida -  - Adoro Cinema
Eastwood costura as três histórias com muita elegância. Mais do que isso, evita cair na discussão religiosa (ponto muito positivo para o cineasta) ou no sentimentalismo fácil que esse tema em geral suscita. Talvez o problema do filme seja esse excesso de zelo: contido demais, Clint acaba soando frio, até em cenas potencialmente dramáticas, como o aguardado encontro entre os gêmeos e o vidente. Um filme bonito, porém, com o perdão do trocadilho, faltou alma.





A direção de Fotografia do filme feita por Tom Stern e as atuações de Matt Damon e Cécile de Francé vem sendo aclamadas pelos críticos e o filme ainda está na disputa do Oscar 2010 de Efeitos Especiais. Eu, que adoro filmes com temáticas espiritualistas, vou assistir com certeza. A estréia é amanhã, dia 07 de Janeiro e uma ótima pedida para a Sessão Pipoca da Semana.

Imagens  Adoro Cinema
Fonte Época