29/01/2011

VIPs O Filme - é baseado na história do maior vigarista do Brasil

Vips o filme
Vips, que tem Wagner Moura como protagonista, é o primeiro longa-metragem solo do diretor Toniko Melo que tem como roteirista de Braulio Mantovani (Tropa de Elite 2), é um drama psicológico com acabamento de alto nível feito nos EUA, roteiro com ritmo de aventura policial norte-americana e narrativa permeada por situações hilariantes.


Quantas personalidades cabem dentro de um só homem? Desde pequeno, Marcelo da Rocha (Wagner Moura) tem muita dificuldade de viver com sua identidade. Seu maior prazer é imitar as pessoas e se passar pelos outros. Alimentando o sonho de aprender a voar e tornar-se piloto como o pai, Marcelo foge da casa da mãe e começa a maior aventura de sua vida, cada vez se passando por uma pessoa diferente. Até dar o maior golpe de sua vida: fazer-se passar pelo empresário Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, em uma grande festa no Recife.

“Vips” se inspira em livro homônimo cujo subtítulo é “Histórias Reais de um Mentiroso”. Escrito por Mariana Caltabiano, narra as estripulias de Marcelo como trapaceiro e descreve vários de seus golpes desde a adolescência – incluindo casos nos quais ele diz ter se passado por apresentador da MTV, olheiro da seleção brasileira, guitarrista dos Engenheiros do Hawaii e agente antidrogas. Marcelo enganou inclusive o apresentador Amauri Jr., que o entrevistou para programa ao vivo como Henrique Constantino. “Amaury foi muito generoso ao vir a público reconhecer que cometeu um erro. A partir desse momento o escândalo assumiu outra proporção”, lembra o diretor.


Toniko e Mantovani tomaram muitas liberdades em relação à trajetória de Marcelo. Mantiveram o nome dele e alguns dos momentos genuínos que viveu, mas inventaram ou recriaram vários dos acontecimentos vistos na tela. O diretor Toniko Melo garante que o filme é essencialmente ficção. “Sequer quis conhecer pessoalmente o verdadeiro Marcelo. O que realmente ocorreu com ele são tangências na trama”, diz o diretor, que também assina o argumento com Bráulio Mantovani.

Wagner Moura Vips

Marcelo Nascimento da Rocha foi condenado por cinco crimes: estelionato, falsidade ideológica, associação com o tráfico, apropriação indébita e uso indevido de farda e insígnia, no caso deste último pela Justiça Militar e cumpre pena o presídio de Avaré - SP onde deve ficar por mais 4 anos.

Marcelo da Rocha e Amaury Jr.

Resenha do livro Vips - histórias reais de um mentiroso, de Mariana Caltabiano
http://webmais.com/marcelo-nascimento-da-rocha-o-maior-vigarista-brasileiro/

Trechos do livro Vips - histórias reais de um mentiroso, de Mariana Caltabiano
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT972424-1655,00.html

Canal do Filme no Youtube http://www.youtube.com/user/ofilmevips


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.