11/02/2011

Bjarke Ingels "o Lady Gaga da arquitetura”

12) arquiteto Bjarke Ingels (“o Lady Gaga da arquitetura”)
8 House by Bjarke Ingels
8 House, edifício de uso misto com cobertura verde, em Copenhague

Com apenas 36 anos o dinamarquês Bjarke Ingels já é uma figura em evidência no cenário da arquitetura internacional. Conhecido como "o Lady Gaga da Arquitetura" por seu arrojo, Ingels tenta alcançar um equilíbrio entre as abordagens lúdicas e práticas para a arquitetura.

O reconhecimento mundial veio com os projetos como o "Mountain Dwellings”, em Copenhague, um edifício residencial onde 88 apartamentos se sobrepõem a um estacionamento de dez pavimentos criando uma volumetria inusitada. “Para mim, Mountain Dwellings é uma alquimia arquitetônica”, diz o jovem arquiteto que, em 2009, já havia recebido um prêmio do The Chicago Athenaeum, pelo projeto.
Mountain Dwellings by Bjarke Ingels
“Mountain Dwellings”, em Copenhague. Todos os 88 apartamentos dispõem de terraços verdes

Bjarke Ingels estudou arquitetura na Royal Academy em Copenhague e na Escuela Superior de Arquitectura de Barcelona. Trabalhou com o arquiteto espanhol Enric Miralles e no OMA, escritório do arquitetura  holandês Rem Koolhaas, onde participou na criação da Biblioteca Pública de Seattle. Em 2001, saiu de lá para fundar, em Copenhague, o escritório PLOT Architects, juntamente com o ex-colega Julien de Smedt. Juntos são autores de projetos como o conjunto residencial multifamiliar VM Houses, em Copenhague, e o Concert House, na Noruega, pelo qual receberam o Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. Em 2006, a dupla se separou e Bjarke fundou o BIG.
Conjunto Residencial VM Houses
Conjunto residencial multifamiliar VM Houses, em Copenhague

Além de ser conhecido pelos projetos, Ingels costuma chamar a atenção por suas ideias. Ele acredita, por exemplo, que a arquitetura deve ser ensinada às crianças e aos adolescentes nas escolas públicas. “O entendimento precede a ação. Se nós não entendemos, como podemos intervir?”, questiona. Ele também compara seu papel ao de uma “parteira” de um contínuo renascimento da cidade, ou ao de um “alquimista” que combina ideias aparentemente incongruentes para criar “ouro arquitetônico”.
Bjarke Ingels, o Lady Gaga da Arquitetura
O Arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels é tendência em 2011 / foto: Jakob Ga ltt

Em recente visita ao Rio de Janeiro, Ingels se hospedou em uma favela de 2 mil habitantes, vista por ele como “um modelo desejável de planejamento da cidade”. O arquiteto diz que anda refletindo sobre soluções que possam curar a maldição das cidades-sede dos Jogos Olímpicos, onde os investimentos são desperdiçados em edifícios que acabam vazios e sem uso.
Favela no RJ

O arquiteto dinamarquês vive uma boa fase profissional. No dia 22 de outubro de 2010, dois dias depois do premiado edifício de uso misto “8 House” ser inaugurado em Copenhague, na Dinamarca, Ingels – que é chefe do escritório BIG – Bjarke Ingels Group – foi anunciado ganhador do “Prêmio Europeu de Arquitetura 2010”. Concedido anualmente pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Desenho e Estudos Urbanos e pelo museu The Chicago Athenaeum, o prêmio visa homenagear um “arquiteto visionário e talentoso cuja trajetória profissional tenha contribuído para o avanço da arte e humanidade”. (Fonte Arq Bacana)

No vídeo, Bjarke Ingels, viaja, através de fotos e vídeos, pelas histórias de seus maravilhosos projetos ecológicos. Suas construções não apenas parecem naturais, elas agem naturalmente: bloqueando o vento, coletando energia solar... e criando visões impressionantes. (Fonte TED)

Bjarke Ingels projeta pista de esqui sobre cobertura de usina geradora de energia

O escritório dinamarquês BIG, do arquiteto Bjarke Ingels, venceu um concurso para o desenvolvimento da fachada de uma usina de geração da energia elétrica a partir de lixo, na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. (Fonte Piniweb)

Projeto de Ingels para usina
Fachada do edifício em concreto terá várias aberturas para entrada de luz natural

Este post faz parte da Série "100 Tendências que vão bombar em 2011"
http://www.magicoolbox.com/2011/01/100-tendencias-que-vao-bombar-em-2011.html