28/02/2011

Nissan Tiida Rappers

As últimas propagandas da Nissan deram o que falar. Lembram do primeiro vídeo? Representantes de marcas concorrentes (GM, Fiat e Honda) eram ameaçados sobre um vale “mortal” por não oferecer produtos premiados como o Livina. Em poucos dias, o Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) tirou o anúncio do ar, a pedido das fabricantes, mas o vídeo já tinha se espalhado pela internet. Não há como negar: foi uma ação divertida e inteligente.

Logo depois veio o pedido de desculpas às rivais, em outro vídeo bem provocativo, pela internet. Depois, a propaganda “Choro”, com a dupla sertaneja “Railuque e Maloque”, uma sátira às rivais da Frontier, Hilux e Amarok.

No último domingo, uma nova campanha do Tiida hatch foi ao ar, assinada pela agência Lew’LaraTBWA. É um rap para atacar o Ford Focus.

“Você compra o nosso carro, acha que ficou feliz, enquanto isso a gente bebe champanhe em chafariz. Não fica tristinho e paga 3 mil a mais. Sua grana foi bem gasta, olha só o que a gente faz! O luxo todo é do dinheiro de vocês. Passou o preço 1.8 para um carro 1.6”. 






Fonte Auto Esporte

O novo comercial da Nissan foi visto por muita gente como: 'de extremo mau gosto'  e uma tentativa desesperada para vender mais. Eu achei a propaganda divertida e diferenciada como todas as outras citadas no texto do Auto Esporte. Não acho que a Nissan menospreza a Ford, ela apenas comparou os modelos, que são classificados na mesma categoria, são similares e evidenciou uma característica do Tiida, o preço.

A Nissan está utilizando no Brasil um formato de propaganda que é a coisa mais normal do mundo no resto do mundo além de serem mais interessantes e engraçadas estimulam ainda mais a concorrência. Nós brasileiros não estamos habituados a esse tipo de propaganda, que infelizmente acaba sempre sendo retirada do ar por aqui. Uma pena.

Nos Eua, a Ford usou da mesma estratégia, atacando a Nissan para divulgar melhor o seu New Fiesta.