24/03/2011

Rafinha Bastos é o mais influente do Twitter

O comediante brasileiro Rafinha Bastos é a personalidade mais influente do Twitter, segundo pesquisa publicada pelo jornal americano "New York Times".

O estudo criou uma nova metodologia para medir quem são as celebridades cujas mensagens têm mais impacto no serviço de microblogging.

Criado pela empresa Twitalyzer, o sistema não leva em conta apenas o número de seguidores, mas o quanto é falado sobre essa pessoa e a quantidade de vezes que as mensagens dela são retuitadas e mencionadas.

Pelo ranking divulgado no site da publicação, o apresentador do "CQC" supera com folga algumas celebridades que têm mais seguidores do que ele.

É o caso de Lady Gaga, Justin Bieber, Britney Spears e Barack Obama, todos com mais de seis milhões de seguidores --o brasileiro tem cerca de 1,6 milhão.

Outro brasileiro, o apresentador Luciano Huck, também aparece na lista, em décimo lugar.

Na escala criada, Rafinha recebeu "nota" 90 de influência. Apenas para comparação, Oprah Winfrey ficou com valor 40. Lady Gaga, a líder em fãs, recebeu pontuação 41.

O "NYT", antes de mencionar o nome de Rafinha e Huck, brinca e pede que seus leitores não estranhem "desconhecidos" no top 10 da lista.

Confira o ranking:

1. Rafinha Bastos, comediante brasileiro (nota 90)
2. Chad Ochocinco, jogador de futebol americano (89)
3. Conan O'Brien, comediante e apresentador americano (88)
4. Stephen Fry, ator e diretor britânico (87)
5. Ryan Seacrest, apresentador americano (86)
6. Snoop Dogg, rapper americano (85)
7. Barack Obama, presidente americano (83)
8. Rainn Wilson, ator americano (83)
9. Kim Kardashian, modelo, socialite e atriz americana (81)
10. Huck Luciano, apresentador brasileiro (77)

Fonte Folha Ilustrada


O Twitalyzer baseia-se em 15 dados para gerar suas métricas, mas as principais são: Impact (número de seguidores, frequências de postagens e citações feitas por pessoas consideradas influentes no Twitter), Engagement and Velocity (que consideram a frequência de utliização e atualização do perfil), Influence (número de mensagens enviadas ao perfil e produção de retweets), Generosity (porcentagem de ‘retuitar’ outros perfis), Clout, Retweeted, Retweeting, Referenced, Referencing, Updates, Followers, Following, Lists e Hashtags Cited.

O sistema destaca-se principalmente por gerar as métricas individualmente para cada um desses dados e permitir que o usuário estabeleça metas a serem atingidas.

Fonte Tecnoblog e Felipe Simões

Na noite desta quinta-feira, Rafinha Bastos está no Trend Topics do Twitter, lista dos assuntos mais comentados da rede social. Ele fez a uma première do lançamento do seu DVD "A Arte do Insulto" no site Youtube (http://www.cqcblog.com/2011/03/youtube-premiere-rafinha-bastos-e-arte.html) e convocou seus seguidores a tuitarem com a tag (#rafinhabastos) durante a exibição do vídeo.