12/04/2011

Arma NÃO é brinquedo - Eu apoio o Desarmamento Infantil

Na semana passada vivenciamos uma terrível tragédia que matou 12 crianças e feriu várias outras na escola Tasso da Silveira em Realengo do Rio de Janeiro. A tragédia foi causada por uma pessoa desequilibrada e que tinha em punho 2 armas de fogo, uma delas um revólver 38, era originalmente uma arma legal, comprada há 18 anos e roubada posteriormente.

O Instituto Sou da Paz nos convida, a parar um minuto e pensar na relação que nossa família tem com as armas de brinquedo e sua extensão real, a arma de fogo. Segundo dados de um estudo feito pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, na cidade de São Paulo, a cada 18 armas de fogo retiradas de circulação, uma vida é poupada. Viu só como é importante retirar armas de circulação?


Criado pelo Instituto Sou da Paz, o Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo visa prevenir homicídios na cidade de São Paulo, entre outras maneiras, por meio do estímulo à retirada de armas de circulação. O motivo para o foco nesse tipo de ação é bem simples: o desarmamento salva vidas.

A idéia é promover a desvalorização da arma de fogo por meio da troca de armas de brinquedo por brindes como gibis, ursos de pelúcia, quebra-cabeça e outros presentes – além de disseminar informações sobre a entrega de armas de fogo para os adultos.

Com o ato simbólico do desarmamento infantil, a campanha pretende que as crianças sirvam de exemplo para os adultos que mantêm uma arma de fogo em casa, incentivando-os também a entregarem-nas. Nas ações que permeiam a Semana do Desarmamento Infantil serão disseminadas informações relevantes sobre a campanha permanente de entrega voluntária de armas, tais como as de que ela é totalmente anônima, rápida e segura, e que há uma indenização de R$ 100 a R$ 300, dependendo do tipo de arma entregue.

Onde entregar as armas de brinquedo?

De segunda a quinta (11 a 14 de abril), das 8h às 22h, pelo menos cinco postos receberão os mais diversos tipos de armas de brinquedo entregues por crianças em um ato simbólico de desarmamento. Participam da ação as bases da Polícia Militar do Jardim Ângela e do Jardim Ranieri; as bases móveis de Piraporinha e do Cemitério São Luís da Guarda Civil Metropolitana e a Inspetoria Regional de M’Boi Mirim, também da GCM. Além disso, o CIC Sul funcionará como posto fixo e as escolas públicas e particulares da região também estão se mobilizando para receber armas de brinquedo.

Evento de Encerramento da Campanha

Na sexta-feira, dia 15 de abril, das 10h às 13h, acontecerá na Casa de Cultura do Largo do M’Boi Mirim (Rua Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha) o evento de encerramento da Semana do Desarmamento Infantil, com a presença de autoridades e artistas que, junto com as crianças, transformarão as armas de brinquedo recolhidas em uma instalação artística.

Confira as novidades sobre a Semana do Desarmamento Infantil no blog do Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, projeto do Sou da Paz que abrange o evento:www.soudapaz.org/desarmasp

Blog Desarma SP http://desarmasp.wordpress.com/ 
Fan Page Instituto Sou da Paz http://www.facebook.com/institutosoudapaz


Eu, como mãe e cidadã que sou, não poderia ficar de fora desta blogagem coletiva. São as crianças, mais uma vez, dando um belo exemplo a nós adultos.


Mãe Digital: Arma NÃO é brinquedo - Blogagem Coletiva

CQC Blog: Arma não é brinquedo - Semana de Desarmamento Infantil