02/07/2011

Google+ e agora Facebook?

Desde 4ª feira não se fala em outra coisa: Google+. A nova rede Social do Google chegou e causou rumores de que desbancará o queridinho Facebook. Com um design clean e bem funcional, o Google+ tem bons recursos e está sendo visto como uma rede social para heavy users, addicteds, geeks.

Com o uso do recurso nomeado Círculos você pode classificar seus relacionamentos e compartilhar conteúdo exclusivo com cada círculo de amigos ou pessoas selecionadas. Este recurso lembra um pouco as Listas do Twitter e os grupos de amigos do Facebook, mas o compartilhamento exclusivo com determinado grupo ou usuário é o grande diferencial do Google+.

O Google+ conta ainda com o chat via GTalk, o videoconferência, o Hangout, com o qual você pode fazer um bate-papo de vídeo com até 10 amigos. A galera tem gostado bastante deste

O recurso Sparks, que seria um recurso parecido com o 'curtir páginas' do Facebook tem 10 assuntos pré-definidos na versão em português e oferece notícias do tema escolhido alimentadas pelo Google Notícias.

Outra grande sacada do Google+ é a integração de vários serviços da empresa em um só lugar. Por enquanto o Picasa, o GTalk e o Google Profiles integra a rede social, mas em breve outros serviços estarão disponíveis.


Curiosidades sobre o Google+

- No sistema de círculos você tagueia seus amigos mas eles não ficam sabendo a qual círculo foram adicionados. Um convite a trollagem marota. E a curiosidade alheia!

- O Google+ não conta com um painel bonitinho no qual você pode editar seu texto, mas alguns macetes foram revelados e podem ser usados para formatar e destacar as postagens no Google+: para negritar o texto você o escreve entre asteriscos * *; para colocar em itálico o texto deve ser escrito entre _ _ e para riscar utilize o - -  Este é mais um indício de que a rede, pelo menos por enquanto, não é feita para usuários comuns.

- O sistema de convites para o Google+ foi suspenso, mas existe um macete para adicionar os amigos: é só adicionar o email do seu amigo em uma publicação sua no Google+ que ele recebe um convite para participar da rede social. Comigo funcionou com o gmail, não sei se funciona com outros emails.


O Facebook já anunciou novidades avassaladoras para a próxima semana. Será que vai rolar uma cópia dos bons recursos do Google+? É esperar para ver.

Olha o @s1mone filosofando sobre as origens do Google+

Seguindo a metodologia Jack, vamos analisar a família Google+ por partes:
_ O Stream e as notificações são filhos bastardos do Facebook.
_ Os check-ins são sobrinhos do Foursquare.
_ A versão mobi super otimizada é a melhor amiga da do Twitter, que é primo do Foursquare.
_ Os álbuns de fotos são primos do Flickr.
_ O Hangout é vizinho do Stickam e costumavam praticar bullying no Skype.
_ Os círculos andaram na faculdade com o pessoal do Behance.
_ O stream está passando a adolescência com as más companhias dos gifs do Tumblr.
_ E todos foram batizados na Primeira Igreja de Jakob Nielsen.
Curti! :P

Confira aqui a minha 1ª impressão do Google+ para o Quero Criar um Blog
http://querocriarumblog.com.br/google-conheca-a-nova-rede-social-do-google/

Ótimo texto em inglês: Por que sua mãe não vai usar o Google+ http://scobleizer.com/2011/07/01/why-yo-momma-wont-use-google-and-why-that-thrills-me-to-no-end/