17/09/2013

Top 7 aplicativos Android para músicos

aplicativos Android Músico
Este artigo é uma contribuição da Nextel para o CoolBoX.

Muitos músicos e aspirantes da arte de fazer música provavelmente tiveram a experiência de aprender músicas e instrumentos através de revistas. Outro contratempo era afinar seus instrumentos, quando o músico já tinha o ouvido treinado ficava mais fácil, porém era bem comum ter que emprestar o instrumento de um amigo para ter uma base de afinação.

Mas pode-se dizer que isso é coisa do passado, com a chegada dos smartphones e seus aplicativos, ficou bem mais fácil aprender ou melhorar as técnicas dos músicos.

Pensando nisso montamos esse top 7 aplicativos Android para músicos:

7. Mobile Metronome

Transforme seu celular em um metrônomo com o Mobile Metronome. É possível configurar a velocidade do metrônomo de 10 a 230 batidas por minutos, além de poder escolher diversos tipos de sons para ele. O aplicativo é bem simples, porém cumpre o que promete. Há uma versão gratuita do aplicativo e uma paga que retira as propagandas do app.




6. Ultimate Guitar Chords

Aplicativo indicado para quem ainda não domina completamente os acordes de violão e guitarra. Possui um banco de dados com diversos acordes. Eles são mostrados na tela do smartphone indicando como devem ser tocados, a posição dos dedos, além de poder ouvir o som do acorde.




5. Ultimate Guitar Tabs

Do mesmo desenvolvedor do Ultimate Guitar Chords, o aplicativo traz um catálogo de mais de 600 mil tablaturas para serem vistas no smartphone de modo offline. Também pode-se personalizar as tablaturas alterando o estilo e tamanho da fonte, além de ajustá-las à tela do celular, facilitando a visualização. É possível exportar para o Dropbox, enviar por e-mail e até imprimir as tablaturas pelo aplicativo.




4. RecForge Lite – Audio Recorder
Além de gravar o aplicativos permite editar o áudio gravado, exportá-los nos formatos .mp3/.ogg/.wav e enviá-los via e-mail, bluetooth, Google Drive, Sound Cloud entre outros. Também é possível conectar um microfone ao smartphone para melhorar a qualidade do áudio gravado.



3. PocketBand Lite

O aplicativo é como um estúdio de música portátil. Parecido com o FL Studio, o usuário pode criar faixas de música, sequências de loops, baterias, gravações, mixing de sintetizadores, e pode até mesmo conectar o seu instrumento no smartphone e usá-lo como um mini amplificador. Além de tudo isso é possível compartilhar o seu projeto com amigos, trabalhando de forma conjunta em uma música, como uma banda digital. O aplicativo possui uma versão gratuita e uma paga, porém a gratuita surpreende por ser bastante completa.




2. Tuner gStrings Free

Para acabar com o transtorno de ter que afinar seu instrumento de ouvido uma boa dica é o Tuner gStrings. O aplicativo transforma seu smartphone Android em um afinador digital. Com ele é possível afinar praticamente todos os instrumentos musicais que tiver. Para os músicos profissionais, há a opção de configurar o aplicativo para uma afinação mais detalhada, além de calibrar microfones também.





1. FL Studio Mobile

Extensão da versão desktop do programa FL Studio. Com ele o usuário pode criar e salvar projetos de músicas com várias faixas. O aplicativo possui 133 instrumentos, além de batidas pré-programadas. É possível criar até 99 pistas, inserir loops de bateria, efeitos de reverb, delay, simulador de amplificador, entre diversos outros tipos de funções. O aplicativo é pago, porém está entre os mais completos do gênero de criação de músicas.


Bônus: Ultimate Guitar Tools

Do mesmo desenvolvedor do Ultimate Guitar Tabs, o Ultimate Guitar Tools é um pack com vários aplicativos úteis para músicos. Ele possui afinador eletrônico, metrônomo e um banco de acordes. O aplicativo é indicado tanto para iniciantes no mundo da música quanto para músicos experientes. O único ponto negativo do app é o fato de ser pago.


E aí, gostou do top aplicativos para músicos? Caso conheça algum outro app Android que não esteja na lista, indique nos comentários.